sábado, 22 de novembro de 2014

Saiba quais são as responsabilidades de inquilinos e locadores na hora de um conserto ou de um reparo no imóvel


A pintura da casa é um dos pontos que mais geram polêmica
A pintura da casa é um dos pontos que mais geram polêmica  Foto: Fábio Rossi / 31.10.2007

Alugar um imóvel costuma ser um bom negócio. De um lado, o proprietário ganha uma renda extra e não deixa a unidade vazia. De outro, o inquilino tem uma opção mais flexível e barata de habitação. Mas, quando começam a aparecer gastos com consertos e com reparos, essa relação amigável pode acabar rapidinho. E uma só questão passa a importar para locadores e locatários: quem paga a conta?
— A lei não é precisa ao elencar quem deve pagar por obras ou serviços no prédio e no imóvel. O locatário sempre acredita que é o locador e este acha o contrário — destaca o diretor da administradora Renascença, Edison Parente.
Segundo a Lei do Inquilinato (8.245/1991), os serviços de manutenção são de responsabilidade do inquilino e as reformas estruturais ficam a cargo dos proprietários. O locador deve entregar o imóvel em condições de uso para o locatário, que deve devolvê-lo no estado que o recebeu.
Quem paga a conta em cada caso?
Cupim
De acordo com o gerente geral de Imóveis da Apsa, Jean Carvalho, quando a infestação começa depois da locação, é o inquilino quem deve pagar pela dedetização no imóvel. Se o foco já existia antes na unidade, a responsabilidade é do dono.
Encanamento e fiação
Se as instalações já tinham problemas antes da locação e precisarem ser trocadas, é o locador quem deve arcar com o pagamento. Entupimentos, vazamentos, curtos e outros danos causados pelo inquilino devem ser pagos por ele.
Fachada
Se o condomínio decide, em uma assembleia, reformar a fachada do prédio (troca de revestimento ou pintura), a conta vai pesar no bolso do proprietário. Lavagem trata-se de manutenção. Assim, seu custo deve ser arcado apenas pelo inquilino.
Áreas comuns
A manutenção de áreas comuns e de elevadores deve ser paga pelo locatário. Mas, no caso de melhorias estruturais — como uma modernização e a troca de brinquedos do play ou de equipamentos da academia —, a conta é do locador.
Pintura
A pintura do imóvel é um dos pontos mais polêmicos. Se a unidade foi entregue pintada e o inquilino sujou ou furou suas paredes, ele deve devolvê-la com uma nova demão de tinta. Se o desgaste for natural, difícil de provar, a conta é do dono.

O cliente não responde meus e-mails ou ligações! O que fazer ?


sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Conheça 7 tipos de compradores de imóveis e como lidar com eles

 Business Team Diversity
 
O casal que dá uma olhada em vários imóveis e não se decide. A senhora com dinheiro guardado que quer comprar um apartamento para investir, mas acaba deixando sua filha morar lá. A família com problemas financeiros que quer se livrar do aluguel e realizar o sonho da casa própria. Você certamente conhece pessoas assim – talvez, vários exemplos desses perfis. Cada um requer uma estratégia diferente para fechar negócio. Conheça 7 tipos de compradores de imóveis e como lidar com eles.
 
1. O investidor
São clientes com as finanças pessoais em dia. Não têm pressa de nada. Estão satisfeitos com onde moram e buscam um lugar que lhes renda inquilinos para pagar aluguel. Normalmente vão comprar o imóvel “como está” sem investir em reformas, repassando o máximo possível esse tipo de custo. Os mais sofisticados buscarão síndicos profissionais e outros serviços semelhantes para evitarem receber telefonemas sobre infiltração ou banheiro entupido. Para convencer este comprador, pesquise sobre preços de aluguel de apartamentos no mesmo prédio ou de imóveis na região e mostre que o investimento se paga em poucos anos e/ou rende mais do que uma aplicação no banco.
2. A família que mudou de tamanho
O casal que acabou de ter ou adotar um filho, e o casal mais velho cujos filhos se casaram estão nessa categoria. Normalmente são pessoas que precisam de um financiamento, exceto talvez casais mais velhos se mudando para um apartamento menor, que podem negociar um preço à vista. Não estão procurando apenas o melhor preço. Estão dispostos a negociar, especialmente em boas condições de crédito.
3. O comprador de primeira viagem
O profissional que se mudou de cidade e os recém-casados se encaixam aqui. Precisam documentar renda para obter uma boa linha de crédito. Os mais abastados em busca da “casa dos sonhos” podem pagar bom preço se acharem o local totalmente adequado às suas necessidades (se não tiverem torrado tudo na festa de casamento). Afinal de contas, hoje em dia só casa quem quer.
4. O bumerangue
É o comprador que perdeu a última casa porque não conseguiu pagar as parcelas, está vivendo de aluguel, mas agora recuperou o emprego e vai tentar de novo. Pode ser rapidamente convencido a comprar qualquer imóvel cujas parcelas sejam mais baratas que o aluguel, ou com uma planilha que mostre que em tantos anos isso logo vai ser realidade.
5. O comprador de liquidez
Imóveis de gente que se divorciou, recebeu uma herança ou foi à falência são o alvo deste tipo de comprador. Ele está em busca de quem precisa vender rápido, paga à vista, reforma e logo depois revende. Você fará estes compradores muito felizes se achar imóveis nestas condições, do tipo “preciso vender urgente”.
6. O bully
É o comprador chato, que faz “bullying” com tudo o que você mostra. Põe defeito em tudo, faz inspeção meticulosa e demorada no imóvel e acha tudo caro. As negociações serão intermináveis. A dica é: evite.
7. O sumido
Faz ofertas por telefone sem nunca ter visitado o imóvel. Parece esquisito? E é. Ninguém compra uma casa sem ver. Este comprador apenas vai tirar o imóvel do mercado para que ninguém possa comprar. Não aceite.


Fonte: Tecimob

7 pré-conceitos sobre corretores de imóveis

Sabe aquelas lendas que assombram as profissões e viram verdades de tanto que são repetidas? Resolvemos listar 7 fatos que muita gente pensa serem reais sobre corretores de imóveis e explicar porque você deve desconsiderá-los de uma vez por todas.7-pré-conceitos-sobre-corretores-de-imóveis
 
 
1 – Corretores tentam “empurrar” imóveis ruins, disfarçados de bom negócio
Cada imóvel atende a um tipo de público. Corretores irão oferecer um apartamento ou casa que una custo e benefício, seja este qual for. Mas, pode acontecer um erro de comunicação entre cliente e corretor, e este achar, erroneamente, que você estaria satisfeito com determinado imóvel que não lhe agrada. Assim, antes de assumir que o corretor está sendo desonesto, informe que aquilo não é o que você está procurando e deixe seu padrão de qualidade bem claro.

2 – O corretor vai vender minha casa pelo preço que eu quiser
Se você é proprietário de um imóvel que deseja vender ou alugar, pode pensar que tem total controle sobre o valor de venda/aluguel do imóvel, pois o corretor está trabalhando para você. Só que não é assim que o mercado funciona. Existe o chamado de valor de mercado, e o seu corretor irá informá-lo sobre qual é o preço real de seu imóvel. Juntos, vocês irão definir o valor mínimo para fechamento de contrato, e ele fará o possível para vender pela melhor oferta que encontrar, principalmente se houver demanda. Mas, o valor de mercado é a base para isso e não pode ser ignorado.

3 – Contratar um corretor é perda de dinheiro
Na maioria dos casos, não contratar um corretor é que significa perda de dinheiro e, com certeza, de tempo. Por desconhecer a burocracia e as peculiaridades do mercado imobiliário, seu prejuízo pode ser muito maior.

4 – Corretores escondem informações importantes para vender
Corretores não vão esconder informações de você, pois é muito fácil ser desmascarado hoje em dia. E ninguém quer perder a credibilidade de uma vida por uma venda apenas. Mas, ele pode achar que você não está interessado em certos detalhes e acabar por não mencioná-los. Por isso, pergunte tudo aquilo que achar importante.

5 – Corretor mente sobre a demanda de mercado
Dizer que tem muita gente na fila pelo mesmo imóvel para fazer com que você se apresse em fechar negócio é algo razoavelmente simples de desmentir. E, na maioria dos casos, é a pura verdade, pois o mercado nacional está sempre ávido por bons imóveis. Assim, se você gostou daquele empreendimento, é bem provável que alguém mais concorde com você.

6 – As fotos das imobiliárias são sempre falsas ou maquiadas
As fotos que ilustram os sites das imobiliárias são feitas por profissionais que levam o trabalho deles a sério. Isso significa dizer que eles capricham na luz, escolhem o melhor ângulo e fazem retoques para garantir que você tenha a melhor visão do imóvel. Isso não significa que a imagem seja falsa ou maquiada, pois isto não é feito com a intenção de enganar, e sim de oferecer um recurso a mais em sua pesquisa.

7 – Não dá pra confiar em corretor, pois ele trabalha por comissão.
Então também não dá pra confiar em nenhum vendedor, pois todos ganham comissão. E nem por isso os produtos que eles vendem são ruins, com avarias ou quebram após um mês de uso. Corretores de imóveis não são diferentes de nenhum outro profissional, por isso não generalize. Agora que você já tirou os pré-conceitos da cabeça, está livre para ver o corretor de imóvel como seu aliado. Mas, se se sentir lesado de alguma forma, acione os órgãos competentes. A classe dos corretores de imóveis irá agradecer a ajuda em tirar do mercado aqueles que desmerecem a profissão.

Você é um corretor de imóveis de elite?


No período do ‘boom’ imobiliário, o corretor conseguia vender imóveis apenas com um pouco de esforço. A falsa impressão de dinheiro fácil atraiu muitas pessoas para o setor, porém, hoje a realidade é outra. O mercado se estabilizou e só os corretores capacitados conseguem atingir seus objetivos na profissão.
Não existe negociação fácil; a concorrência está pesada. Todo cliente conhece um corretor que vai oferecer um produto parecido por um preço menor. Mas não se desespere, se você estiver bem preparado, o cliente acabará comprando com você. Trabalhar duro não garante o sucesso, porém, ficar parado garante o fracasso.
Prepare-se diariamente, mantenha-se em constante aprendizado. A cada novo contato com um cliente você deve aprender algo novo. Reflita sobre seu atendimento, busque informações, observe a atuação dos outros profissionais; esse é o caminho para o sucesso.
As vendas voltarão a crescer. Lembre-se que o mercado imobiliário é cíclico, alternando momentos de ‘boom’ e de estabilização. Por isso, não desista. Se ontem os resultados não foram positivos, hoje você pode dar a volta por cima. O desânimo é o melhor amigo do fracasso. Todo mundo já viveu um momento difícil na carreira. A diferença do corretor de elite é que ele sempre continua lutando.
O corretor de elite é um mestre em superar as adversidades. Focado, possui metas claras e não deixa o pessimismo tomar conta. Sabe lidar com a clientela e consegue fechar bons negócios, mesmo quando ninguém mais acredita!


William Cruz – Colunista do PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal de imóveis em Camaçari | imoveiscamacari.com, presente em mais de 250 cidades do Brasil.

Veja como o cliente busca imóveis na internet e venda mais

Os dispositivos móveis já se tornaram uma realidade para o consumidor de imóveis
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          Em 2014, as buscas por imóveis na internet crescerem em torno de 10% em relação a 2013. A informação é de Igor Lima, gerente de vendas para o mercado imobiliário do Google Brasil.
         Segundo ele, o mais impressionante é ver como os dispositivos móveis já se tornaram uma realidade para o consumidor de imóveis. “Até setembro deste ano, as buscas por meio de smartphones e tablets no Brasil cresceram 165% em relação ao ano passado. Se, até então, o mercado imobiliário não tinha uma estratégia clara para o mobile, agora o próprio consumidor está forçando o mercado a se adaptar a essa nova demanda”, afirma.
          Essa alta se deve basicamente a três fatores principais. O primeiro é o contínuo crescimento da base de brasileiros que têm acesso à internet. O segundo ponto, segundo Lima, é o amadurecimento do consumidor do mercado imobiliário, que está mais exigente e tem usado cada vez mais os mecanismos de buscas para encontrar o imóvel dos sonhos, a um preço acessível, por meio de um fornecedor que tenha uma imagem positiva no mercado.
          “O terceiro fator se deve ao próprio mercado imobiliário. As incorporadoras têm aumentado seus investimentos nas campanhas online, gerando reação positiva nos consumidores”, diz.
          Lima informa que os 100 termos mais populares sobre imóveis são buscados, em média, 3 milhões de vezes ao mês. “É como se, a cada segundo, uma pesquisa como ‘comprar apartamento’, ‘imóveis’ ou ‘casas para alugar’ fosse feita no Brasil. Buscas como ‘apartamento de 3 quartos na Vila Olímpia longe da rota do avião’ mostram como o brasileiro sabe ser bem específico e criativo na hora de manifestar um interesse por imóveis ao usar o Google”, avalia.
Como aparecer nos primeiros resultados
Uma forma rápida, prática e bem flexível de tentar aparecer no topo das buscas do Google é por meio de uma campanha bem otimizada de links patrocinados. Para isso, você precisa abrir a sua conta no Adwords (ferramenta de publicidade do Google).
          Na sua campanha, você terá a chance de escolher grupos de palavras-chave que sejam relevantes para o seu negócio. Assim, quando alguém buscar por alguma palavra-chave que você tenha selecionado, o seu anúncio poderá ser exibido. Por exemplo, se você vende apartamentos em São Paulo, palavras-chave como ‘comprar apartamento em São Paulo’ ou ‘imóveis no Itaim Bibi’ são bons exemplos para se ter em uma campanha de links patrocinados.
         Depois, é preciso definir um anúncio de texto que será exibido aos usuários e também definir o quanto você está disposto a pagar por esse clique em seu anúncio. O Custo por Clique (também chamado de CPC) pode ser 1 real, 20 reais, 0,80 centavos, ou o valor que você achar justo a depender da importância desse termo para o seu negócio.
          A melhor estratégia para se posicionar no topo com o seu link patrocinado é ter uma combinação de um anúncio de texto bem otimizado e um CPC bem competitivo. Quanto ao CPC, a ferramenta do Adwords mostrará qual posição média seu anúncio ocupa e você poderá testar novas sugestões de CPC para ajudar o seu anúncio a subir no ranking mais rapidamente.
         Segundo Lima, é importante apenas que o corretor e as imobiliárias planejem bem como será a estratégia de suas campanhas digitais para evitarem competir pelas mesmas palavras-chave ou nas mesmas regiões. Outro recurso interessante que os corretores podem usar em suas campanhas para mobile é o Click-to-Call. Ou seja, quando o consumidor clica em anúncio da busca do Google no smartphone o aparelho automaticamente faz uma ligação para o corretor. Simples e eficiente.
          Além disso, ferramentas como o Google Trends, que é aberta ao público, ou o Keyword Planner, que fica dentro da sua conta do Adwords, possibilitam a compreensão de quais buscas são mais populares em quais cidades. Em São Paulo, o termo dormitório é mais popular do que na Bahia, onde as pessoas buscam por quartos.
Ele esclarece que se o seu anúncio aparecer na busca do Google, mesmo que seja em primeiro lugar, e ninguém clicar, nada será cobrado. O custo por clique realmente só ocorre quando o internauta clica naquele anúncio que achou mais relevante para o que estava procurando. Já o anunciante pagará apenas o valor necessário em relação à posição no ranking em que ele se encontrava. É muito comum ver custos por clique 10 ou 20% mais baratos do que o lance máximo que o anunciante havia definido.
Mercado imobiliário
Lima afirma que é comum ver incorporadoras que já têm mais de 30% das vendas provenientes do canal online. O consumidor do mercado imobiliário está muito mais conectado e informado. Ele passa 20 horas por semana na internet, enquanto só lê 3 horas de jornal impresso; 60% dos compradores já assistem a vídeos no Youtube para encontrar mais informações sobre imóveis e 1 em cada quatro gosta de ouvir recomendações de amigos, parentes e especialistas nas redes sociais.

Dicas práticas para o corretor vender imóveis usados

          Dicas-práticas-para-o-corretor-vender-imóveis-usados 
 O trabalho de um corretor de imóveis, se pensarmos para além das técnicas e das burocracias, é o de conectar interesses por meio de uma transação. É entender quais as necessidades e vontades do comprador e, ao mesmo tempo, distinguir que apartamentos ou casas à venda são adequados a quais perfis. Desta maneira, envolve reflexões e providências diferentes das que seriam tomadas caso o foco fosse em lançamentos. Vamos pensar sobre isso?
          A primeira observação acerca dos processos de vender imóveis usados é óbvia, porém muitas vezes esquecida. É que alguma família já morou alí e, portanto, é normal que haja resquícios disto. Antes de levar qualquer interessado ao imóvel, então, avalie se a limpeza está em dia e se há reparos a fazer. Reporte as medidas cabíveis ao proprietário atual e confira se tudo ficou certo. Lembre-se de que o interesse em torno da venda é dele mas também seu e isso faz com que o imóvel seja responsabilidade sua de alguma maneira.
          Depois desta etapa de preparo do local vem uma outra igualmente essencial mas que diz mais respeito a você, corretor. É a pesquisa sobre o imóvel e a organização das informações. É necessário saber qual o ano de lançamento, quantas famílias já moraram alí, por quanto tempo a última ficou, por que motivo saiu, quais vantagens esta aponta para o imóvel. Há taxa condominal? Onde estão os supermercados, as farmácias, o shopping mais próximo? E os transportes públicos: há estação de metrô ou linhas de ônibus? Quais as características principais do bairro?
           Estar preparado para responder a todas e quaisquer questões apresentadas pelo cliente é fundamental para que o negócio feche mais rápido. Inicialmente porque você saberá melhor se o imóvel combina com o interessado e vice-versa e, posteriormente, porque terá argumentos suficientes para transparecer conhecimento e para ressaltar as vantagens de cada unidade. Aí entra outra dica: a conversa com o interessado deve ir além do básico. Saiba o que ele está buscando a ponto de conseguir dizer se a vaga de garagem é mais determinante do que a quantidade de banheiros ou a localização.
          Antes do interesse se confirmar, relembre que você está prestes a vender um imóvel usado. As documentações devem estar prontas e não deve haver nenhuma pendência que adie ou gere stress ao futuro morador. Quanto mais rápido você cuidar das questões burocráticas e quanto menos problemas surgirem no caminho, mais assertiva será a venda e a satisfação de todos. Isso significa que sua carteira de clientes só crescerá!

A Importância da documentação para a compra do imóvel

Ao comprar um imóvel, as pessoas precisam desembolsar uma boa quantia com impostos e taxas de cartório. Mas esses custos protegem o comprador e geram segurança. Profissionais explicam que gastos são esses e sua importância.

A-Importância-da-documentação-para-a-compra-do-imóvel 

          Na hora de comprar a casa própria, é bom estar preparado para gastos além do valor do imóvel. Trata-se de custos que envolvem cartório e impostos. Embora não haja como fugir desses gastos, eles podem compor o financiamento da Caixa, não necessitando, portanto, ser quitados à vista. As despesas legalmente exigidas são fundamentais para a segurança do negócio e evita problemas futuros.
          O advogado Renato Horta explica quais itens precisam ser registrados em cartório e a importância deste ato: “Em regra, precisam passar pelo cartório a escritura pública confeccionada em Cartório de notas e registrada no Cartório de Registro de Imóveis. Este último dá maior segurança jurídica para quem pretende adquirir o imóvel, pois somente é proprietário, aquele que registra. Além desta segurança na hora de fechar o negócio, o registro também serve para que o comprador, antes de comprar o bem, confira se o imóvel vendido confere com o registrado e se o vendedor é realmente seu legítimo dono, evitando, assim, surpresas e até mesmo golpes”.
          Segundo Renato, “a verificação prévia das condições do imóvel no Cartório e Registro de Imóveis pode ser feita por meio da matrícula que irá descrever as dimensões do bem, e também eventuais descrições de ônus e direitos que recaem sobre o mesmo, sendo, por isto, indispensável a qualquer negócio. Em Belo Horizonte o custo aproximado pode chegar a R$ 86”. Quanto à escritura pública, o valor a ser pago será calculado conforme valor de mercado do imóvel, a ser calculado pelo município. Em Minas, as custas variam entre R$95,29 até R$4.635,65. O registro no cartório também seguirá a mesma lógica e variação de preço.
Mas não é só isso. Quem vai adquirir a casa própria deve pagar ainda o ITBI, Imposto sobre a Transmissão de Bens e Imóveis entre pessoas vivas, que corresponde em Belo Horizonte, a 2,5% do valor do imóvel.
          Apesar dos gastos com cartório e impostos serem muitos, a Caixa Econômica Federal passou a financiar esses custos para quem pedir crédito imobiliário pelo banco: “Essas despesas podem ser incluídas no financiamento bancário, o que gera mais tranquilidade. Dessa forma, uma despesa que deveria ser quitada à vista, pode ser financiada em até 420 meses”, lembra Peterson Querino, diretor da construtora Casa Mais,
Peterson destaca ainda que “esses valores não têm nenhuma relação com aumento ou redução de preço do imóvel, mas facilita para o cliente na hora da quitação das despesas de transferência do mesmo”.
          Mesmo que o consumidor tenha que desembolsar um pouco mais na compra da casa própria, é importante estar em dia com a lei e pagar devidamente essas taxas. Além de trazer segurança, a pessoa estará protegida por lei quando quiser vender o mesmo, além disso, a propriedade registrada é sempre mais valorizada.


Fonte:E-Morar

Ferramentas de marketing para o mercado imobiliário

Ferramentas-de-marketing-para-o-mercado-imobiliário
É fato que o marketing é algo muito importante para o sucesso de qualquer negócio. E para imobiliárias, construtoras e, até mesmo corretores de imóveis, isso não é diferente. Pensar em todas as etapas da compra de um imóvel requer uma reflexão que começa na forma como o nosso cliente procura informações sobre o imóvel que deseja, a região que pretende morar até o momento pós-entrega das chaves.
Mas afinal, depois de traçar objetivos e estratégias de marketing, quais ferramentas de marketing posso utilizar para obter mais resultados para o meu negócio?

Abaixo listo 4 ferramentas que ajudarão você, profissional de marketing de uma imobiliária, gerente de vendas em uma incorporadora, corretor de imóveis autônomo e até profissional de outra área, a colocar em prática suas estratégias de marketing.

 1- Automatizar e-mail marketing: Sem sombra de dúvidas, a melhor e mais barata forma de comunicação com seus prospects, leads e clientes é o e-mail. A partir do momento que você obtém o endereço de e-mail de uma pessoa, torna-se fácil e barato continuar a conversa/relacionamento e uma ferramenta como o MailChimp, permite que você faça isso, além de possibilitar automatização e-mails para sua base de clientes e prospects.
Vantagens: Permite programar sequência de e-mails conforme a frequência que você desejar, além de poder segmentar sua base de e-mails por critérios como: faixa de preço que o cliente está procurando, perfil do imóvel, dormitórios, região e inúmeros outros tipos de segmentação que imaginarmos. Também disponibiliza templates que te ajudam a construir e-mails de forma profissional – incluindo testes A/B.
Custo: Grátis para adicionar até 2.000 e-mails e realizar até 12 mil disparos/mês.

2-Construir página com oferta especial (landing pages): Imagine que você está prestes a fazer o lançamento de um produto e precisa gerar interesse em pessoas potenciais compradoras. Para isso, criar uma landing page e gerar cadastros por meio dela pode ser uma das melhores soluções. Existem diversas ferramentas e aqui sugerimos a Instapage ou o Wix.
Vantagens: Permite mostrar o melhor do seu lançamento, seja por imagens, vídeos, ícones e descrições que acompanham imagens. É umas das melhores formas para atrair e convencer seu potencial cliente a entrar em contato com você por meio de um formulário ou telefone.
Custo: Instapage é gratuito para receber até 100 visitas mês e o Wix permite publicar a landing page no seu domínio sem custo, porém com anúncio deles no rodapé da página.

3-Criar formulários online: Fazer pesquisa de satisfação com seus clientes e usuários do seu site, permitir que seus clientes e visitantes entrem em contato com você, captar e-mails em troca de download e conteúdo no seu blog ou até mesmo cadastrar clientes para um evento ou plantão de vendas. O Wufoo permite que você faça tudo isso.
Vantagens: Além das suas funcionalidades citadas acima, é possível obter relatórios de visitas em seus formulários, descobrir a cidade e a origem do tráfego dos usuários e depois extrair os contatos/respostas geradas em uma planilha de excel.
Custo: Grátis para criação de até 3 formulários

4-Suporte e atendimento ao cliente (chat online, e-mail): Montar um sistema de atendimento ao cliente personalizado para sua empresa pode sair muito caro, por isso soluções como o Zendesk, uma plataforma de atendimento com múltiplos canais (chat online, e-mail e redes sociais) que ajudam você a criar e manter contato com seus clientes de forma profissional e com total controle. Tente também o Desk.
Vantagens: É possível saber a média de tempo de resposta sua, de sua equipe ou da sua imobiliária, por exemplo, além de conseguir interligar outras áreas da empresa ao atendimento de cliente. Isso permite respostas mais rápidas, mais satisfação do seu cliente e, consequentemente, maiores chances de venda.
Custo: 30 dias grátis e após planos a partir de $1/mês por cada usuário
A melhor forma de gerar mais resultados com marketing digital é testar, medir e avaliar cada ação, ferramenta ou estratégia. Assim você garante otimização de verba, tempo e resultados para sua imobiliária.


Por: Rafael Landa
Rafael Landa – Publicitário com formação pela ESPM, tem experiência em marketing, vendas e tecnologia focado no mercado imobiliário com atuação em empresas de diversos portes e segmentos. Atualmente é Coordenador de Marketing e integrante da equipe oficial de palestrantes do “Seminário de Marketing Imobiliário na Internet”, realizado pelo VivaRea Portal Imobiliário.

Aplicativo gratuito, boa solução para corretores de imóveis

Usando o AppCi
A grande maioria dos corretores de imóveis já sabe as vantagens de usar aplicativos para tornar o seu trabalho mais eficiente e produtivo. No entanto, o difícil é escolher a solução que melhor atende às necessidades desse público tão específico.

Diante dessa demanda, uma novidade que chegou ao mercado recentemente foi o AppCi, um aplicativo especialmente criado para atender corretores e imobiliárias, e com versões específicas para cada um destes.

Esse aplicativo potencializa a produtividade dos profissionais do mercado imobiliário, disponibilizando em um só lugar (e em qualquer lugar) tudo o que eles precisam para atuar de forma mais eficiente.

Com o AppCi, o corretor poderá apresentar imóveis, marcar visitas, iniciar negociações, enviar documentos, entre outras funcionalidades exclusivas. E tudo isso mesmo diante de uma demanda de última hora, para que qualquer contato, ainda que inesperado, possa resultar em novos contratos.

Confira a seguir um detalhamento sobre o AppCi e suas vantagens:

Como funciona

O AppCi está disponível para smartphones ou tablets com sistema iOS ou Android – a lista dos aparelhos compatíveis está disponível no site da empresa.

Versões

O AppCi conta com dois tipos de aplicativos, um voltado para corretores e outro para imobiliária. O AppCi Corretor conta com ferramentas voltadas para comunicação, gerenciamento e marketing. Já o AppCi Imobiliária oferece todas as funcionalidades do AppCi Corretor, somadas a funcionalidades voltadas para o gerenciamento de equipes e gestão de negócio.

Funcionalidades

● O AppCi diferencia locatários e proprietários dos interessados em comprar ou alugar, o que facilita a organização e gerenciamento dos contatos.

● É possível adicionar imóveis, com foto, comissão, valores e documentos (como plantas e contratos), entre outras informações, e cruzar estes dados com as preferências de seus clientes.

● Espaço para anotações diversas, associado a cada contato individualmente.

● Controle de eventos associado a cada imóvel, com opção de envio de SMS para confirmação de presenças.

● Localização de imóveis em mapa e no Google Street View.

● Tela de apresentação de imóveis com fotos e vídeos, ideal para visitas virtuais.

● Envio direto de email com fotos, documentos e dados do imóvel.

Já o plano Top, conta com outras funcionalidades exclusivas:

● Integração do AppCi com diversos sistemas de CRM, com direito à importação do diretório de imóveis.

● Backup de dados.

● Sincronia entre dispositivos móveis.

● Suporte via Skype ou telefone.

AppCi Imobiliária integra ainda:

· Sincronização entre aparelhos de membros da equipe.

· Painel de controle para acompanhamento único das atividades da equipe.

· Painel de gestão do desempenho da equipe.

· Envio simplificado de avisos e anúncios para a equipe.

Preço

O AppCi é gratuito para corretores no Plano Básico, ou R$34,90 por mês no Plano Top. Já os planos para imobiliárias começam em R$99,90 por mês.

Mais Informações Acesse o site: www.brestate.com.br

Segredos dos corretores de imóveis

Você tem dúvidas sobre o que fazer para vender ou comprar um imóvel? Os corretores consultados pelo O POVO, revelam quais os principais pontos que devem ser observados tanto na hora da compra, como na venda, principalmente para que ninguém caia em armadilhas.

Mariana Bauer, da MCX, diz que é possível evitar armadilhas com a ajuda de um corretor de imóveis
Mariana Bauer, da MCX, diz que é possível evitar armadilhas com a ajuda de um corretor de imóveis

          E, para comprar, não adianta ter uma boa renda se ela estiver comprometida. A renda é o ponto de partida para o corretor traçar o perfil do seu futuro imóvel. “Partindo daí você saberá também se ele tem mais chances de comprar um imóvel novo ou usado”, explica Antônio dos Santos, corretor da Luciano Cavalcante Imóveis.

          O próximo passo é visitar o imóvel para saber se ele condiz com seus desejos e se tem defeitos, principalmente se já for usado. Também é importante visitar o bairro para saber a infraestrutura do local: segurança, transporte, escolas, farmácias, supermercados, etc.
         
          A visita é uma das etapas mais importantes da compra. “É nela onde serão avaliadas as condições do produto, a idade dele, o acabamento, se as características do imóvel realmente condizem com o que o proprietário descreveu e se a parte elétrica e hidráulica da casa está boa”, diz Guilherme Campos, corretor de imóveis do Grupo G8.

          Mariana Bauer, corretora da MCX, diz que é possível evitar armadilhas se cliente e comprador fizerem as negociações por meio de um corretor credenciado a uma corretora ou ao Conselho Regional de Corretores (Creci-CE).

           Muitas vezes quem compra uma casa esquece que o dinheiro também tem que render para a taxa do condomínio. “E algumas chegam a R$ 2 mil”, diz Antônio Oliveira, diretor da Mudilar.
Por último, chegada a hora de comprar, é válido pechinchar. “Às vezes, a unidade custa R$ 500 mil e a gente faz uma proposta de R$ 450 mil. Tem que saber negociar”, complementa.

Venda
Não há imóvel que possa ser vendido facilmente se o preço estiver acima do que vale – considerando características da unidade e localização. Dependendo do bairro, o metro quadrado é precificado pela média dos das unidades do entorno.
A avaliação do produto é feita pelo metro quadrado. Defeitos podem diminuir o valor em cerca de 10% a 15%. Na Aldeota e Meireles o m² pode variar de R$ 5 mil a R$ 12 mil dependendo da condição do imóvel, avalia Queiroz Neto, gerente comercial da Mercatis Imóveis.

Se a unidade já for usada, há uma depreciação em relação à nova. “Por exemplo, se o preço do metro quadrado no imóvel novo custar R$ 6 mil, um imóvel usado com as mesmas características e com localização semelhante custará R$ 5 mil”, ressalta Paulo Cezar, gerente de vendas de imóveis prontos da A Predial. (Beatriz Cavalcante)

Frase
A visita é uma das principais etapas da venda. Nela, serão avaliadas as condições do produto. E se o imóvel condiz com o que o proprietário descreveu

Visão
CLIENTE. Mariana Bauer, da MCX, gosta de se adaptar. Se o cliente preferir, apresentação é mais técnica

Fonte: O Povo

Veja como vender mais imóveis gastando pouco


 Veja-como-vender-mais-imóveis-gastando-pouco
As mesmas ações que grandes construtoras fazem na internet você corretor também podem utilizar, em menor escala
Todos sabem que a publicidade é a alma do negócio, então como um corretor pode utilizá-la para atrair mais clientes?
A resposta está em utilizar marketing digital imobiliário para atrair mais usuários interessados nos seus imóveis. Especialistas chamam estes usuários de “leads”, ou seja, internautas que se cadastraram no seu site ou enviaram uma mensagem interessado em um imóvel.
As mesmas ações que grandes construtoras fazem na internet você corretor também podem utilizar, com a diferença que fará em menor escala.

Mas antes de sair por aí investido o seu dinheiro, confira algumas dicas básicas:

1 – Tenha um site bem feito:
O site é como uma vitrine de loja, ele precisar ser bem apresentável para atrair novos compradores. Para isso ele deve ter alguns pontos básicos:
•    Ótimo layout;
•    Fotos de boa qualidade;
•    Muitas informações sobre a empresa e sobre os empreendimentos;
•    Conteúdo interessante;
•    Boa navegabilidade;
•    SEO otimizado;
•    Muitas formas de contato (telefone, chat, e-mail) no mínimo o ideal são oito formas de contato;
•    Integração com as Redes Sociais (facebook, twitter, instagram, linkedin, google+, youtube, etc)
•    Estar disponível em português e inglês é importante;

2 – Como atrair o público certo?
Agora que você já tem um site novo ou vai reformular o seu site antigo, é necessário atrair o público correto. Ou seja, atrair os usuários interessados em comprar apartamentos ou uma casa para o seu site.
•    Comprar mídia online em sites verticais
Os sites especializados em classificados de imóveis funcionam como localizadores de apartamentos e casas. Esses locais já fazem esforço de mídia online para atrair o público-alvo e sua empresa pode anunciar nesses sites o seu empreendimento aproveitando o grande tráfego que eles têm.
•    Disparo de E-mail Marketing para bases segmentadas
As mesmas empresas que citei acima e muitas outras empresas especializadas no mercado alugam bases de e-mails segmentadas, ou seja, você pode escolher o público que quer atingir definindo algumas características (sexo, idade, região, classe social, escolaridade), além disso, também é possível segmentar por pessoas que buscaram apartamentos ou casas nos últimos seis meses.
•    Anúncios no Google
Comprar palavras-chaves no Google é uma forma assertiva de atrair seu público-alvo, porém é necessário ter atenção diária para otimizar os lances nas palavras escolhidas, pois ao mesmo tempo existem outras empresas comprando as mesmas palavras. Exemplo: Apartamento em SP, com certeza existem de 30 a 40 empresas que compram o mesmo termo. Para concorrer com elas você tem que ter experiência ou o seu dinheiro será jogado no lixo.
•    SEO Otimizado
Melhore o código do seu site e ele será encontrado na busca orgânica do Google e outros buscadores, para isso busque uma empresa especializada. Você poderá trabalhar com conteúdo, otimizar o código, construir ações de link building, etc.
•    Campanhas nas Redes Sociais
Existem muitas redes sociais atualmente, a mais utilizada é o Facebook, nele é possível fazer segmentações avançadas e exibir banners somente para os usuários que tem o perfil do seu público-alvo. Exemplo: Exibir um banner para usuários que estão com o status de “noivo” ou que recentemente tiveram um “filho” esses usuários podem estar procuram um novo local para morar, e para você pode ser um novo cliente.
•    Campanhas Mobile
O celular faz parte da vida do homem moderno, não andamos sem ele. E isso se tornou um potencial para a publicidade também. É possível enviar um SMS Marketing para pessoas que morem na rua de um novo empreendimento, e que tenham somente celulares com contas pós-pagas. Ou mesmo estar presente em aplicativos que ajudam no transito como o “Waze”. Quem utiliza o aplicativo sabe que ele mostra a melhor rota de uma região e também mostra os estabelecimentos e empreendimentos que existem ali.
•    Google Place
Uma ação simples e gratuita é cadastrar os seus empreendimentos no Google Place, fazendo assim ele aparecer no mapa do Google. Assim quando um usuário digitar uma palavra como: “apartamento a venda Vila Mariana” ele vai encontrar um ponto no mapa com o seu empreendimento.
•    Remarketing e Retargeting
Sabemos que a decisão de comprar um novo imóvel pode demorar de 2 a 6 meses. Então precisamos ter uma estratégia para atrair de volta o usuário que já visitou o nosso site uma vez. Para isso existem estratégias chamadas de Remarketing e Retargeting. Basicamente funcionada dessa maneira: O usuário acessa o seu site, fica com o cookie no computador, depois disso, os banners da sua empresa serão exibidos para ele independente do site que ele navegar (carros, esportes, jornais, filmes, etc.) O objetivo é relembrar o usuário que sua empresa está ali. Essas tecnologias apresentam um ótimo resultado em diversos segmentos.
Um ótimo Projeto de Marketing Imobiliário Digital tem cerca de 30 estratégias online que integradas geram maior visibilidade para seus imóveis e serviços imobiliários. Em média o custo de um projeto de Marketing Digital Imobiliário é menor que o investimento em Rádio, Jornais, Revistas e TV, e com certeza o retorno é muito maior. Repensem suas estratégias!
Para lhe auxiliar nesse processo de tomada de decisões e escolha das melhores estratégias, conte com uma equipe de especialistas em marketing digital, pois assim você terá o melhor retorno sobre o seu investimento.

Por: Eduardo Sani