As mesmas ações que grandes construtoras fazem na internet você corretor também podem utilizar, em menor escala
Todos sabem que a publicidade é a alma do negócio, então como um corretor pode utilizá-la para atrair mais clientes?
A resposta está em utilizar marketing digital imobiliário para atrair
mais usuários interessados nos seus imóveis. Especialistas chamam estes
usuários de “leads”, ou seja, internautas que se cadastraram no seu site
ou enviaram uma mensagem interessado em um imóvel.
As mesmas ações que grandes construtoras fazem na internet você
corretor também podem utilizar, com a diferença que fará em menor
escala.
Mas antes de sair por aí investido o seu dinheiro, confira algumas dicas básicas:
1 – Tenha um site bem feito:
O site é como uma vitrine de loja, ele precisar ser bem apresentável
para atrair novos compradores. Para isso ele deve ter alguns pontos
básicos:
• Ótimo layout;
• Fotos de boa qualidade;
• Muitas informações sobre a empresa e sobre os empreendimentos;
• Conteúdo interessante;
• Boa navegabilidade;
• SEO otimizado;
• Muitas formas de contato (telefone, chat, e-mail) no mínimo o ideal são oito formas de contato;
• Integração com as Redes Sociais (facebook, twitter, instagram, linkedin, google+, youtube, etc)
• Estar disponível em português e inglês é importante;
2 – Como atrair o público certo?
Agora que você já tem um site novo ou vai reformular o seu site
antigo, é necessário atrair o público correto. Ou seja, atrair os
usuários interessados em comprar apartamentos ou uma casa para o seu
site.
• Comprar mídia online em sites verticais
Os sites especializados em classificados de imóveis funcionam como
localizadores de apartamentos e casas. Esses locais já fazem esforço de
mídia online para atrair o público-alvo e sua empresa pode anunciar
nesses sites o seu empreendimento aproveitando o grande tráfego que eles
têm.
• Disparo de E-mail Marketing para bases segmentadas
As mesmas empresas que citei acima e muitas outras empresas
especializadas no mercado alugam bases de e-mails segmentadas, ou seja,
você pode escolher o público que quer atingir definindo algumas
características (sexo, idade, região, classe social, escolaridade), além
disso, também é possível segmentar por pessoas que buscaram
apartamentos ou casas nos últimos seis meses.
• Anúncios no Google
Comprar palavras-chaves no Google é uma forma assertiva de atrair seu
público-alvo, porém é necessário ter atenção diária para otimizar os
lances nas palavras escolhidas, pois ao mesmo tempo existem outras
empresas comprando as mesmas palavras. Exemplo: Apartamento em SP, com
certeza existem de 30 a 40 empresas que compram o mesmo termo. Para
concorrer com elas você tem que ter experiência ou o seu dinheiro será
jogado no lixo.
• SEO Otimizado
Melhore o código do seu site e ele será encontrado na busca orgânica
do Google e outros buscadores, para isso busque uma empresa
especializada. Você poderá trabalhar com conteúdo, otimizar o código,
construir ações de link building, etc.
• Campanhas nas Redes Sociais
Existem muitas redes sociais atualmente, a mais utilizada é o
Facebook, nele é possível fazer segmentações avançadas e exibir banners
somente para os usuários que tem o perfil do seu público-alvo. Exemplo:
Exibir um banner para usuários que estão com o status de “noivo” ou que
recentemente tiveram um “filho” esses usuários podem estar procuram um
novo local para morar, e para você pode ser um novo cliente.
• Campanhas Mobile
O celular faz parte da vida do homem moderno, não andamos sem ele. E
isso se tornou um potencial para a publicidade também. É possível enviar
um SMS Marketing para pessoas que morem na rua de um novo
empreendimento, e que tenham somente celulares com contas pós-pagas. Ou
mesmo estar presente em aplicativos que ajudam no transito como o
“Waze”. Quem utiliza o aplicativo sabe que ele mostra a melhor rota de
uma região e também mostra os estabelecimentos e empreendimentos que
existem ali.
• Google Place
Uma ação simples e gratuita é cadastrar os seus empreendimentos no
Google Place, fazendo assim ele aparecer no mapa do Google. Assim quando
um usuário digitar uma palavra como: “apartamento a venda Vila Mariana”
ele vai encontrar um ponto no mapa com o seu empreendimento.
• Remarketing e Retargeting
Sabemos que a decisão de comprar um novo imóvel pode demorar de 2 a 6
meses. Então precisamos ter uma estratégia para atrair de volta o
usuário que já visitou o nosso site uma vez. Para isso existem
estratégias chamadas de Remarketing e Retargeting. Basicamente
funcionada dessa maneira: O usuário acessa o seu site, fica com o cookie
no computador, depois disso, os banners da sua empresa serão exibidos
para ele independente do site que ele navegar (carros, esportes,
jornais, filmes, etc.) O objetivo é relembrar o usuário que sua empresa
está ali. Essas tecnologias apresentam um ótimo resultado em diversos
segmentos.
Um ótimo Projeto de Marketing Imobiliário Digital tem cerca de 30
estratégias online que integradas geram maior visibilidade para seus
imóveis e serviços imobiliários. Em média o custo de um projeto de
Marketing Digital Imobiliário é menor que o investimento em Rádio,
Jornais, Revistas e TV, e com certeza o retorno é muito maior. Repensem
suas estratégias!
Para lhe auxiliar nesse processo de tomada de decisões e escolha das
melhores estratégias, conte com uma equipe de especialistas em marketing
digital, pois assim você terá o melhor retorno sobre o seu
investimento.
Por: Eduardo Sani