quarta-feira, 9 de abril de 2014

10 motivos para não ser corretor de imóveis

Hoje, lendo um artigo sobre empreendedorismo no Webinsider que fala sobre sinais falsos de empreendedorismo, me dei conta que aquilo ali era muito similar a realidade de milhares de pessoas que pensam que vão encontrar na profissão de corretor de imóveis uma vida profissional fácil com mais bônus do que ônus.

Estes sinais, as falsas motivações (lê-se: ilusões), para alguém tornar-se um empreendedor são as mesmas para o nosso mercado, pois todo corretor é um empreendedor de si mesmo, da sua equipe ou imobiliária.

Por isto, estou aqui, “traduzindo” estes sinais apontados por Leandro Ramos no Webinsider, para o contexto do mercado imobiliário.

Mas um aviso urgente antes de você, que já é corretor, ler isto!

VOCÊ É O CARA! E SABE DISSO, pois vive esta rotina dura que só um verdadeiro campeão pode suportar e superar. Abdica de muito e batalha a cada instante pelo sucesso e, talvez ainda não tenha alcançado algo que se possa chamar de plenitude, mas se continuar firme, consciente, positivo e forte, esta será sua redenção.

Agora pode ler. ;)

1. Detesto minha empresa

Por si só, esta não é razão para alçar voo como corretor de imóveis. Se não está contente com sua atual condição, troque de empresa. Se você acha que vai encontrar no mercado imobiliário a paz profissional que imagina: pare e pense antes de cruzar os trilhos. A realidade é uma maria-fumaça impiedosa e é preciso muita calma – e talento -para atravessar os primeiros momentos como corretor e alcançar a primeira venda. Lembre-se que são RARAS as imobiliárias que trabalham com salário fixo para corretores.

2. Odeio meu chefe

Assim como no caso da empresa, troque de chefe – ou de empresa. Se você acredita que tornar-se chefe de si mesmo será mais fácil que gerenciar seu relacionamento com outro superior é mais fácil, engana-se. Até mesmo porque se você for trabalhar em uma imobiliária, terá um chefe também e pode ser a mesma coisa (mas unido com as intempéries do dia-a-dia do corretor).

3. Ter mais tempo livre

A principal das utopias. Você terá todo o tempo livre e nenhum tempo livre. Estará sempre com seu celular no bolso apto a receber a ligação de um cliente ou do seu “novo chefe”. Além do mais, você muitas vezes terá de adequar o horário de uma visita ao tempo livre do seu cliente e isto pode ser no domingo ao meio-dia ou na segunda-feiras às 6h30mim. E não se atrase!

4. Ganhar mais dinheiro ou ainda ficar rico

Comissões! Comissões! 6% em cima do imóvel de 500 mil reais! Que luxo. Até você entender a realidade do mercado que você vende um imóvel agora e outro daqui há três meses e que neste meio tempo vai ralar muito e fazer aquela parceria com o posto de gasolina com dinheiro, muitas vezes, do seu próprio bolso. E alguém falou em 6%? Na maioria das vezes não, exceto se você trabalhar sozinho, já que nestes 6% tem a parte do dono da imobiliária, do seu gestor e do captador. Outro ponto é que, até você pegar o “jeito” do mercado e a técnica de venda ideal, você terá que lidar com este vai e vem econômico e emocional.

5. Ter horários flexíveis

Assim como o tempo livre, você tem toda a flexibilidade. Até que o telefone toca. É como a vida de um médico que “trabalha pouco”, mas fica sempre pendurado. Una esta pseudo-flexibilidade com períodos de instabilidade econômica e você verá que as vezes o domingo no parque vai ser substituído pelo domingo de plantão. Sem falar das reuniões para alinhar estratégias com a equipe e os quase obrigatórios coquetéis de lançamento de empreendimentos e treinamentos das incorporadoras sobre o produto deles.

6. Querer provar algo

Orgulho e vaidade nunca foram um bom ponto de partida para tomada de decisões. Se você quer “mudar de vida” para provar, para si ou qualquer outra pessoa, que tem tempo e dinheiro de sobra, que é “dono de si mesmo” ou qualquer outro “motivo”, não vá para a corretagem pois você pode não conseguir provar nada e perder muito com isto.

7. Estar desempregado

Sem a devida força e alguma reserva, tornar-se corretor de imóveis somente por estar desempregado não será a melhor ideia. Nem sempre a venda sai de primeira (quase nunca) e você poderá passar algum tempo investindo tempo e dinheiro sem o equilíbrio emocional e planejamento necessário para este novo caminho.

8. Fazer o que que gosta

É um bom motivo realmente! Mas busque saber mais sobre a rotina, as dificuldades e os benefícios de ser um corretor de imóveis. Vá até uma imobiliária e converse com um. Assim você será capaz de ponderar se o “que eu gosto” é capaz de me dar prazer e retorno quando isto vira rotina.

9. Só pensar em estratégia

Cansado de seguir ordens e quer definir seus próprios objetivos e rumos? Ótimo! Tem pique para coordenar toda a sua rotina de atendimentos e decidir qual o cliente vale mais a pena e correr atrás de um atendimento diferenciado para ele?

10. Seguir a moda

Virar seu próprio “patrão” está na moda. Empreender está na moda. Assim como ser corretor de imóveis, autônomo ou não, e seus horários flexíveis, comissões fartas e mercado aquecido. Tudo fica mais bonito quando descobre que seu amigo faturou 15 mil reais numa venda. Quem não quer, não é? Mas não se baseie somente em casos de sucesso e busque entender a realidade do mercado e de seus profissionais.

11. Já sou corretor, e agora?

Meu amigo! Mantenha a cabeça erguida, a espinha ereta, a mente calma e foco no cliente. Estude muito sobre seus imóveis, sobre seus clientes, sobre técnicas de vendas, tecnologias que ponde lhe ajudar a vender mais e atender melhor, e esteja sempre bem informado sobre o que passa no mundo e na sua cidade (de notícias gerais mesmo – é sempre bom pra manter a conversa com o cliente).

Você sabe que precisa ser emocionalmente equilibrado e ter um bom planejamento financeiro pessoal e/ou com sua família. Corretores de imóveis precisam ser, por natureza, resilientes, ou seja, suportar grandes tensões sem “romper-se”, sem perder as rédeas de si. E assim, com o tempo e a maturidade profissional, sempre se conquista uma estabilidade, uma boa carteira de clientes e o sucesso tão esperado.

Fonte: Guru do Corretor

Nenhum comentário:

Postar um comentário