sexta-feira, 1 de março de 2013

Financiamento imobiliário: 5 perguntas e respostas sobre o assunto


Especialista esclarece as principais questões de quem vai comprar a casa própria


    O financiamento imobiliário é uma das formas mais comuns de conquistar a casa própria. O mercado oferece algumas opções para obter esse empréstimo, seja direto com a construtora ou no banco. Se você está prestes a bater o martelo, fique atento às dicas do assessor jurídico da AMSPA (Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências), João Bosco Brito. Ele explica regras, prazos e documentação necessária para não ter problemas no negócio:
    1- Quais são as exigências para conseguir um financiamento imobiliário?
    Se você vai comprar um imóvel na planta ou em construção, direto com a construtora, precisará apresentar apenas documentos de identidade e CPF. Não há exigência de ficha limpa. Já no financiamento bancário, além da ficha limpa, é exigido comprovação de rendimento adequado ao valor do crédito (valor da prestação não pode ultrapassar 30% do valor da renda líquida). Também é necessário apresentar certidão de nascimento ou casamento, certidões de protestos, distribuidor judicial, imposto de renda e comprovante de residência.
    2- Quanto tempo demora para a liberação do crédito?
    Direto com a construtora, o crédito é liberado imediatamente. Em financeiras, 30 dias para aprovar o crédito e até 180 dias para liberar o dinheiro.
    3- Em quantas vezes pode-se financiar um imóvel?
    Em planos governamentais, como o Minha Casa, Minha Vida, o imóvel pode ser financiado em até 360 meses. Outros negócios, pelo Sistema Financeiro da Habitação, até 240 meses. Em planos privados, como o Sistema Financeiro Imobiliário, o critério é da construtora. Em geral, até 120 meses.
    4- Qual o principal problema que inviabiliza um financiamento imobiliário?
    No financiamento direto com a construtora, quando é emitido o contrato, as cláusulas chamadas “abusivas” deixam o comprador desmotivado para o negócio, pois favorecem a construtora com cobrança de taxas, comissão do corretor por fora, juros indevidos, correções ilegais, incorporação não registrada etc. Nos planos oficiais e financiamentos bancários, a falta de cadastro limpo ou de renda mínima necessária são os maiores empecilhos.
    5- A Caixa Econômica Federal é mesmo a melhor opção para financiamento imobiliário? Por quê?
    É a melhor opção para as pessoas da classe média baixa ou de baixa renda, que podem comprar pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Porém, famílias da classe média com renda maior e estabilidade de emprego, financiamento imobiliário direto com a construtora é a melhor opção. Já para quem não tem muita pressa no imóvel, a melhor opção é o consórcio.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário