INCC significa Índice Nacional de Custo da Construção,
elaborado pela Fundação Getúlio Vargas. Tem a finalidade de apurar a
evolução dos custos das construções habitacionais. Usualmente é
utilizado para correção dos contratos de compra de imóveis, enquanto a obra está em execução.
A apuração abrange materiais e equipamentos, serviços e mão-de-obra da
construção. Atualmente a coleta de dados é feita em 7 capitais do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília).
Histórico
O INCC foi divulgado pela primeira vez em 1950. De
inicio, o índice cobria apenas a cidade do Rio de Janeiro e sua sigla
era ICC (Índice de Custo da Construção). Nas décadas seguintes, a
atividade econômica descentralizou-se e o IBRE (Instituto Brasileiro de Economia)
passou a acompanhar os custos da construção em outras localidades. Além
disso, em vista das inovações introduzidas nas técnicas de construção, o
ICC teve que incorporar novos produtos e especialidades de mão de
obra.Em fevereiro de 1985, para efeito de cálculo do IGP (Índices Gerais
de Preços), o ICC deu lugar ao INCC.
Um dos termos mais comuns do mercado imobiliário, o VGV, é também um dos
que mais despertam a curiosidade dos que estão entrando neste mercado.
Afinal, qual o significado do termo VGV e qual sua importância para o
mercado imobiliário?
VGV significa Valor Geral de Vendas. É um valor calculado pela soma do valor potencial de venda de todas as unidades de um empreendimento a ser lançado.
Por exemplo: a construtora A pretende lançar um empreendimento com 70
apartamentos a R$ 350.000,00 cada. O VGV deste empreendimento é de R$
24.500.000,00, ou seja, ele tem o potencial de gerar R$ 24.500.000,00 em
receitas. Isto não significa que ele irá necessariamente gerar este
valor, pois uma série de fatos podem fazer com que a receita total
varie, como alteração no preço dos imóveis, margem de negociação e uma
série de outros motivos, mas o indicador ajuda a identificar o potencial
comercial do empreendimento.
Qual a importância do VGV?
Além ajudar a indicar se o empreendimento é ou não viável do ponto de
vista comercial, o VGV auxilia na definição do orçamento da obra, das
verbas administrativas da incorporadora, no desempenho da empresa no
mercado, dentre outros.
De acordo com levantamento feito pela Folha Online em 2006, as
incorporadoras de São Paulo gastam de 3% a 6% do VGV de um
empreendimento imobiliário em marketing. Já a forma como este percentual
é distribuído nas ações de marketing depende do perfil de cada
empreendimento, do público-alvo e das características do produto.
Geralmente a maior parte é investida nos pontos de venda, onde o negócio
é fechado.
Você, futuro morador de um apartamento novo, já deve ter ouvido muito
falar de um documento que dependemos diretamente para a entrega do
imóvel depois de construído, o Habite-se. Mas afinal, você sabe o que é o Habite-se?
É um documento, emitido pela prefeitura local, atestando que o imóvel
foi construído seguindo as exigências da legislação municipal onde o
empreendimento está localizado. Enfim, é uma certidão que aprova o
imóvel como “pronto para ser habitado”.
Para retirar o Habite-se, o proprietário do imóvel, no caso a
construtora, faz a requisição junto ao órgão competente da prefeitura,
que providencia uma vistoria no local para constatar se o que foi
construído realmente condiz com o projeto inicial aprovado na
prefeitura.
Incorporação Imobiliária é um documento registrado em cartório
que dá a segurança para o cliente quanto à condição técnica e idoneidade
do incorporador, além da legalidade do projeto, as características e
metragens do imóvel, bem como as regras de convivência em condomínio.
Incorporação Imobiliária é o ato de empreender um projeto imobiliário. É
quando uma pessoa (física ou jurídica) se compromete a construir um
edifício ou conjunto deles, como apartamentos e áreas comuns. O
incorporador também pode comercializar as unidades antes (na fase da
planta) ou durante a fase de construção do empreendimento.
Fonte: Marketing e Publicidade Imobiliária
Fonte: Marketing e Publicidade Imobiliária
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