sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Ferramentas de marketing para o mercado imobiliário

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É fato que o marketing é algo muito importante para o sucesso de qualquer negócio. E para imobiliárias, construtoras e, até mesmo corretores de imóveis, isso não é diferente. Pensar em todas as etapas da compra de um imóvel requer uma reflexão que começa na forma como o nosso cliente procura informações sobre o imóvel que deseja, a região que pretende morar até o momento pós-entrega das chaves.
Mas afinal, depois de traçar objetivos e estratégias de marketing, quais ferramentas de marketing posso utilizar para obter mais resultados para o meu negócio?

Abaixo listo 4 ferramentas que ajudarão você, profissional de marketing de uma imobiliária, gerente de vendas em uma incorporadora, corretor de imóveis autônomo e até profissional de outra área, a colocar em prática suas estratégias de marketing.

 1- Automatizar e-mail marketing: Sem sombra de dúvidas, a melhor e mais barata forma de comunicação com seus prospects, leads e clientes é o e-mail. A partir do momento que você obtém o endereço de e-mail de uma pessoa, torna-se fácil e barato continuar a conversa/relacionamento e uma ferramenta como o MailChimp, permite que você faça isso, além de possibilitar automatização e-mails para sua base de clientes e prospects.
Vantagens: Permite programar sequência de e-mails conforme a frequência que você desejar, além de poder segmentar sua base de e-mails por critérios como: faixa de preço que o cliente está procurando, perfil do imóvel, dormitórios, região e inúmeros outros tipos de segmentação que imaginarmos. Também disponibiliza templates que te ajudam a construir e-mails de forma profissional – incluindo testes A/B.
Custo: Grátis para adicionar até 2.000 e-mails e realizar até 12 mil disparos/mês.

2-Construir página com oferta especial (landing pages): Imagine que você está prestes a fazer o lançamento de um produto e precisa gerar interesse em pessoas potenciais compradoras. Para isso, criar uma landing page e gerar cadastros por meio dela pode ser uma das melhores soluções. Existem diversas ferramentas e aqui sugerimos a Instapage ou o Wix.
Vantagens: Permite mostrar o melhor do seu lançamento, seja por imagens, vídeos, ícones e descrições que acompanham imagens. É umas das melhores formas para atrair e convencer seu potencial cliente a entrar em contato com você por meio de um formulário ou telefone.
Custo: Instapage é gratuito para receber até 100 visitas mês e o Wix permite publicar a landing page no seu domínio sem custo, porém com anúncio deles no rodapé da página.

3-Criar formulários online: Fazer pesquisa de satisfação com seus clientes e usuários do seu site, permitir que seus clientes e visitantes entrem em contato com você, captar e-mails em troca de download e conteúdo no seu blog ou até mesmo cadastrar clientes para um evento ou plantão de vendas. O Wufoo permite que você faça tudo isso.
Vantagens: Além das suas funcionalidades citadas acima, é possível obter relatórios de visitas em seus formulários, descobrir a cidade e a origem do tráfego dos usuários e depois extrair os contatos/respostas geradas em uma planilha de excel.
Custo: Grátis para criação de até 3 formulários

4-Suporte e atendimento ao cliente (chat online, e-mail): Montar um sistema de atendimento ao cliente personalizado para sua empresa pode sair muito caro, por isso soluções como o Zendesk, uma plataforma de atendimento com múltiplos canais (chat online, e-mail e redes sociais) que ajudam você a criar e manter contato com seus clientes de forma profissional e com total controle. Tente também o Desk.
Vantagens: É possível saber a média de tempo de resposta sua, de sua equipe ou da sua imobiliária, por exemplo, além de conseguir interligar outras áreas da empresa ao atendimento de cliente. Isso permite respostas mais rápidas, mais satisfação do seu cliente e, consequentemente, maiores chances de venda.
Custo: 30 dias grátis e após planos a partir de $1/mês por cada usuário
A melhor forma de gerar mais resultados com marketing digital é testar, medir e avaliar cada ação, ferramenta ou estratégia. Assim você garante otimização de verba, tempo e resultados para sua imobiliária.


Por: Rafael Landa
Rafael Landa – Publicitário com formação pela ESPM, tem experiência em marketing, vendas e tecnologia focado no mercado imobiliário com atuação em empresas de diversos portes e segmentos. Atualmente é Coordenador de Marketing e integrante da equipe oficial de palestrantes do “Seminário de Marketing Imobiliário na Internet”, realizado pelo VivaRea Portal Imobiliário.

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