A
menos que você trabalhe com exclusividade para uma construtora, seja de
forma autônoma ou por uma imobiliária, a maior tarefa de um corretor é
ter (bons) imóveis para oferecer. Afinal este é um fator determinante
para o público a ser atingido, e as estratégias a traçar para vender o
imóvel.
Inicialmente ter um bom relacionamento com as construtoras e seus
lançamentos, é um ótimo caminho, pois assim temos um produto a oferecer e
uma política a seguir: plataformas de pagamento, dação na negociação e
grandes prazos para o comprador. Aqui vale sempre averiguar a idoneidade
da empresa para representar e vender produtos que tenham aceitação no
mercado e não uma grande dor de cabeça.
Imóveis de terceiros, são a segunda e maior opção: já prontos, quase
sempre mobiliados, com valor de mercado interessante são bem aceitos ao
oferecer ao cliente. Aqui o importante é ter a exclusividade de venda, o
que nem sempre é fácil.
Aqui vão algumas dicas que podem ajudar ao sugerir a exclusividade ao cliente:
Imagem: um corretor que cogita pedir a venda com exclusividade
ao cliente, tem que ser confiante principalmente nas suas atitudes e no
seu visual, isto gera credibilidade e confiança;
Idoneidade: seja corretor autônomo ou parceiro de uma
imobiliária, o importante são referências de mercado – imobiliária ou
profissional deves-se enfatizar quais negociações já participou, como
será o trabalho realizado no imóvel, estratégias de vendas a realizar;
Prazo: estipule o tempo de exclusividade de venda para este
imóvel. Desta forma você pode medir seus resultados e sempre que
questionado sobre procura ou proposta no imóvel, já tem argumentos ao
proprietário.
Avaliação: normalmente o proprietário estipula o preço do seu
imóvel, nem sempre condizente com a prática do mercado. Dificulta a
venda e espanta futuros compradores. Faça uma avaliação real do imóvel, e
não tenha receio em expor esta informação. Venda e negociação ficam bem
mais fáceis.
Trabalhe, trabalhe, trabalhe… conheça todos os detalhes deste imóvel,
procure seu nicho de clientes e trabalhe todas as formas de como
mostrar e encantar o cliente certo!
Captação de imóveis além de aumentar a carteira de produtos é a
melhor forma de aumentar sua rede de contatos. Afinal alguém sempre está
comprando ou vendendo um imóvel… aí entra você – O CORRETOR DE IMÓVEIS!
Viviane Luckmann dos Santos
Creci 34.982
Fonte: Jornal NH
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